A Conferência (2022) é o pior da humanidade
- Naná Caligari
- 2 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2022

Direção: Matti Geschonneck
Elenco: Philipp Hochmair, Johannes Allmayer e Maximilian Brückner
Sinopse: Em 20 de janeiro de 1942, representantes de alto escalão do regime nazista alemão se reuniram em Wannsee, para uma reunião que ficou conhecida como a Conferência de Wannsee. O resultado dessa conferência seria o pior da humanidade, visto que o tema central do encontro era a "Solução Final para a Questão Judaica".
Resenha: A Conferência mostra que nem toda a elegância de Wannsee seria capaz de adicionar floreios nos discursos dos oficiais nazistas retratados no filme. É perceptível que Geschonneck quis deixar isso claro: está vendo essas porcelanas? Nada disso importa se todos agem com os piores dos impulsos - o impulso do extermínio.
Preciso confessar que por um momento perdi um pouco a motivação pelo qual o filme teria sido produzido, visto que retrata tudo de maneira extremamente realista, em planos abertos e super parados. É cansativo.
Afinal, são 1h40m de nazistas conversando sobre todas as burocracias por trás do Holocausto. Por mais que seja necessário o registro histórico, fico com a opinião dividida sobre as escolhas da produção.
Em determinados momentos, o filme perde seu impacto e cansa um bocado. Mas depois de uma pesquisa rápida, descobre-se que A Conferência foi criada para a televisão alemã - o que explica o formato "novela" de um evento tão traumático para a humanidade.
A Conferência não é um filme fácil de assistir e é assim que tem que ser.
Comments